Na última postagem do nosso blog “O que é Marketing Digital?” você viu o quanto o marketing digital tem contribuído para empresas e consumidores. Veja a seguir outras vantagens que esse tipo de marketing pode oferecer ao público e às marcas.
Interatividade
Esqueça um pouco o foco no produto. Valorize mais a experiência do usuário durante sua “jornada de compra”. Ao abrir um canal direto entre marca e consumidor, a Interatividade do Marketing Digital transformou de vez esta relação. Hoje as empresas fazem campanhas de um lado e, do outro, os consumidores têm a possibilidade de interagirem, compartilharem, indicarem ou reprovarem (por que não?) as ações propostas. Para o bem ou o mal da interatividade, é sempre bom melhorar a maneira de conversar com a audiência.
Análise e Mensuração
Como medir a efetividade das campanhas publicitárias e dos anúncios veiculados? Antes da internet e, consequentemente, do Marketing Digital muito dinheiro foi investido em análises muitas vezes ineficientes. Mas hoje é diferente. Obter e analisar os dados se tornou – além de simples – fundamental para a melhoria das estratégias.
Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real. Dessa forma as empresas podem identificar e corrigir falhas rapidamente. Algo impensável há uns anos.
Alcance da Mensagem
A internet eliminou a distância entre empresas e clientes. Com uma boa estratégia, pequenas empresas com boas campanhas podem alcançar novos potenciais clientes em sua região, Estado e País. Se isso é bom para a marca, é melhor ainda para o consumidor que tem a oportunidade de conhecer uma nova empresa que vá suprir sua necessidade.
Direcionamento
Mais do que falar para um número grande de pessoas é falar para as pessoas certas. Ou seja, aquelas com perfil consumidor de seus produtos e serviços. Dessa vantagem do marketing digital podemos tirar duas grandes lições:
1. É possível economizar dinheiro e, ainda assim, falar de maneira direta, objetiva e eficaz com seu público alvo.
2. Conhecer as dores, desejos e interesses de seu público encurtará o caminho entre ele e sua empresa.
Quer mais? Vem com a gente.