Entende-se como Marketing Digital o conjunto de ações que uma empresa, marca ou pessoa realiza no meio online. Geralmente com objetivo criar relacionamentos, desenvolver uma identidade ou atrair novas oportunidades de negócio. Dentre as diversas ações e estratégias que compõem o Marketing Digital, podemos destacar o Search Engine Optimization (SEO), Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Hoje o Marketing Digital é a principal maneira das organizações se comunicarem com o público de forma personalizada e direta. E quando levamos em conta que todos os esforços de marketing realizados no meio digital possuem praticamente os mesmos objetivos do marketing “tradicional” (ou off-line) fica mais fácil compreender essa poderosa ferramenta.
E basta uma olhadinha nos canais de Marketing Digital — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros — para perceber que todos nós já nos deparamos com essa evolução na forma de se relacionar e fazer negócios.
Devidamente posicionado, sabendo o que é Marketing Digital e seus canais, o que você está esperando para encontrar as oportunidades que esse meio oferece?
Aproveita, porque o gigantesco fluxo de comunicação que a internet proporciona favorece estratégias de Marketing Digital que podem impulsionar os resultados de sua empresa. Ações como as já citadas SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Além do mais, o Marketing Digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento. É simplesmente incrível.
Mas antes de você começar a caminhar pelos meios digitais, que tal conhecer um pouco mais sobre a História do Marketing Digital? Vem com a gente.
História do Marketing Digital
Voltemos aos anos 90! Período onde a internet passou por uma importante evolução, impulsionando empresas visionárias e ameaçando aquelas que optaram pelo tradicionalismo das décadas passadas. Este é o período da Web 1.0. Marcado pelo surgimento dos mecanismos de busca, primeiros passos das vendas online e acessibilidade dos softwares de comunicação. Alô ICQ!
A partir dali, de clique em clique, a internet e as tecnologias foram se modernizando numa velocidade cada vez maior.
Curiosidade: o primeiro anúncio clicável foi publicado no ano de 1993. Neste mesmo ano havia apenas 130 sites no ar em todo o mundo. No fim dos anos 2000 já eram mais de 17 milhões. E adivinha quem já se consolidava nesta época? Google, PayPal, Amazon e toda a base do Marketing Digital que conhecemos hoje.
4Ps • Mix de Marketing
Dentro do Marketing “tradicional”, temos os famosos 4 Ps. Também conhecido como Mix de Marketing, este conceito aborda um produto ou serviço com base em 4 pontos-chave.
• Produto;
• Preço;
• Praça;
• Promoção.
5Ps
Partindo para o Marketing Digital, este conceito se expande. Inicialmente, valorizando o consumidor como parte da estratégia, o Mix de Marketing ganha um novo P: de pessoas. Neste contexto, as organizações entendem que as pessoas se envolvem não somente com seus produtos, mas também com as marcas.
8Ps do Marketing Digital
Quando o Mix de Marketing Digital já contava com 5Ps, percebeu-se que alguns outros pontos poderiam identificar quais ações realmente foram positivas. São eles:
• Processos;
• Posicionamento;
• Performance.
Fatores que contribuem para que a empresa entenda e desenvolva ações ainda mais direcionadas e estratégicas.
Termos do Marketing Digital
Como toda especialidade, o Marketing Digital também possui conceitos-chave. Acompanhe a seguir e entenda um pouco mais sobre cada um deles.
Persona. O que é Persona?
Personas são perfis fictícios baseados em consumidores reais. As personas representam o seu comprador, cliente, consumidor ideal. Entendendo quais as dores e anseios desta persona, fica mais fácil criar estratégias mais segmentadas e direcionadas às pessoas certas. Isso significa economia de tempo e investimento.
Lead. O que é Lead?
Entenda Lead como oportunidades de negócio. São contatos obtidos através de algumas ações, entre elas o Inbound Marketing. Estes contatos (leads) trazem informações que identificam potenciais clientes para que você possa nutri-los com conteúdos relevantes e assim deixá-los prontos para a compra.
Funil de Vendas. O que é Funil de Vendas?
Da compreensão do problema à consideração e, finalmente, à compra. Estas etapas fazem parte do processo de compra de um cliente. Muitos a conhecem como “Jornada do Consumidor”. No Marketing Digital, podemos tratá-la também como Funil de Vendas.
CRM. O que é CRM?
Customer Relantionship Management ou simplesmente CRM. Um software de gestão que auxilia a empresa em seu relacionamento com os potenciais clientes. Dentro do CRM você pode encontrar ferramentas como: cadastro de clientes, registro de informações, preferências, últimos contatos realizados e mais.
Landing Page. O que é Landing Page?
Trabalhando paralelas ao site da empresa, as Landing Pages são páginas totalmente focadas na captura de leads. Geralmente, o usuário acessa uma Landing Page, deixa seus dados cadastrais e tem acesso a conteúdos exclusivos e materiais de valor.
SEO. O que é SEO?
Search Engine Optimization ou SEO ou ainda Otimização para Mecanismos de Busca. São ações que elevam o “rankeamento” de um site, página ou conteúdo nos principais mecanismos de busca da Internet. O Google, por exemplo. Quer aparecer nos primeiros resultados da primeira página? Vem de SEO que não falha.
CMS. O que é CMS?
Content Management System ou CMS ou ainda Sistema de Gestão de Conteúdos. Uma ferramenta que possibilita a criação de site, blogs e outros portais de conteúdos online de maneira simplificada.
CTA. O que é CTA?
Quer direcionar o usuário a uma ação específica na página? Crie um Call-to-Action ou CTA. É a partir do CTA que o consumidor mantém o fluxo em seu funil de vendas até o momento da compra.
Fluxo de Nutrição. O que é Fluxo de Nutrição?
Fluxo de Nutrição é um processo onde uma ação específica do usuário se torna gatilho para um fluxo de mensagens. Estas mensagens geralmente são enviadas via email com objetivo de ajudar este mesmo usuário a avançar ainda mais no funil de vendas.